· Dr. Tiago Blaya · Tratamento de Úlceras Venosas ·

As úlceras ou feridas das extremidades inferiores são consequência de doenças venosas, arteriais ou neurovasculares, tais como: varizes, trombose venosa, aterosclerose, diabetes e hipertensão arterial, entre outras.

Localizam-se, na maior parte dos casos, nos tornozelos ou terço inferior das pernas e pés.

A insuficiência venosa crônica é a principal causa do desenvolvimento de úlceras de perna. Ocorre após uma trombose venosa profunda, flebite ou varizes de membros inferiores de longa duração.

Abordaremos somente as úlceras de perna decorrentes de insuficiência venosa crônica pela sua alta incidência e por sua importância sócio-econômica, já que é responsável por abstenções no trabalho com muita frequência.

O tratamento da úlcera propriamente dita consiste em limpeza, uso de antibióticos se houver infecção, e a elasto-compressão com meias elásticas ou ataduras para evitar o edema, que impede a cicatrização. O repouso, alternado com caminhadas usando contenção elástica, auxilia muito na cicatrização da úlcera.

Diagnóstico

O diagnóstico de insuficiência venosa crônica é feito, na grande maioria dos casos, por exame clínico, mas, algumas vezes, é necessário um estudo mais detalhado da circulação venosa através de exames como Flebografia ou Ecodoppler venoso (ecografia que avalia o fluxo venoso superficial e profundo).

Cicatrização

O repouso, alternado com caminhadas usando contenção elástica, auxilia muito na cicatrização da úlcera. O tratamento da úlcera propriamente dita consiste em limpeza, uso de antibióticos se houver infecção, e a elasto-compressão com meias elásticas ou ataduras para evitar o edema, que impede a cicatrização.