Escleroterapia

Dr. Tiago Blaya - Estética VascularA escleroterapia é um tratamento destinado à eliminação das telangiectasias (pequenos vasos que se agrupam formando estrutura semelhante a um emaranhado).Procedimento realizado no consultório com uso de substância esclerosante, injetada através de micro agulhas no interior dos vasinhos a serem tratados.

O médico indicará a melhor opção para o paciente, a fim de que o produto seja bem tolerado pelo paciente e não provoque quadros de alergia ou efeitos adversos.Para evitar complicações, não devem ser aplicados grandes volumes dos esclerosantes em uma só sessão. Assim, o tratamento deve ser realizado em etapas.

Após a sessão, os “vasinhos” podem tornar-se mais evidentes e escurecidos. Com o tempo, sofrem um processo de clareamento lento que pode durar até duas semanas. O método não exige repouso e possibilita o retorno às atividades de rotina quase sem restrições. A exposição ao sol somente é permitida após o clareamento total das áreas tratadas para evitar a formação de manchas escurecidas. A dor durante a aplicação é mínima e desaparece imediatamente após o término da sessão.

A Escleroterapia utilizada corretamente é extremamente eficiente e deve ser realizada sempre por médicos especialistas, evitando complicações no tratamento, frequentemente associadas ao mal uso da técnica.

Recomendações para a sessão de Escleroterapia:

  • Evitar o uso de derivados do ácido acetil salicílico a partir da semana anterior ao início do tratamento (ajuda a evitar a formação de manchas arroxeadas);
  • Lavar bem o local a ser tratado, antes da aplicação;
  • Não usar cremes e nem fazer depilação antes da sessão, nem imediatamente após a aplicação;
  • Logo após a sessão de escleroterapia, caminhar ou exercitar as pernas por aproximadamente 30 minutos;
  • Manter os curativos compressivos por duas horas após a aplicação;
  • Usar meia elástica - deve ser colocada de manhã e retirada à noite;
  • Manter um programa diário de atividade física para assegurar um bom tônus muscular nas pernas.

Crioescleroterapia

A crioescleroterapia consiste, basicamente, no resfriamento intenso do líquido esclerosante utilizado no tratamento de veias varicosas e outras malformações vasculares dos membros inferiores. A vantagem da crioescleroterapia frente à escleroterapia tradicional é o efeito físico do frio na parede do vaso tratado, aumentando a eficácia do tratamento em menor número de sessões, aliviando a sensação dolorosa e diminuindo também a incidência das pequenas equimoses recorrentes ao procedimento.

Laser

O laser é um grande aliado no tratamento das telangectasias (vasinhos) na face e nas pernas.

O princípio para o tratamento dos vasos consiste em liberar uma luz de alta concentração de energia (laser) através da pele até que ela atinja o vaso. A absorção da luz pelo vaso faz com que ele não seja mais visível.

Com o resfriamento da pele, por dispositivos tecnológicos,o tratamento torna-se praticamente indolor.

Os aparelhos modernos agem com maior seletividade, dando melhores resultados e menos complicações que no passado.

Termocoagulação

O principio da termocoagulação e o aquecimento da veia fazem com que ela coagule. A elevação da temperatura na ponta da agulha fina é obtida pelo envio de um pulso de alta frequência. Indicado para veias varicosas até 0,9mm, rosáceas e pontos vermelhos.